27 de jan. de 2010

Apple tablet pode ser lançado ainda hoje!!!

"A Apple ainda deve estar comemorando os ganhos anunciados na segunda-feira (25/01). A fabricante reportou um salto de 50% nos ganhos durante o primeiro trimestre fiscal em relação a igual período do ano anterior. E mesmo diante da euforia, os executivos se contiveram quando analistas questionavam o possível lançamento do tablet. Algo que chamou muito a atenção foi a alta aceitação do iPhone no mundo corporativo: 70% na lista Fortune 100 e 50% na Financial Times 100, de acordo com a Apple. Dado esse bom momento, o esperado tablet, ou iPhone gigante, como nenhum outro produto recente da Apple, deve ter rápida adoção corporativa.

E essa é uma das razões pelas quais estamos acompanhando cada detalhe desta história e também porque estaremos ao vivo atualizando as informações durante o evento para imprensa que ocorre nesta quarta-feira (27/01). É grande a expectativa em torno do anúncio que será feita e analistas dão quase como certa a apresentação do Tablet.

Um dos motivos pelos quais acreditamos no apelo corporativo do device que pode ser lançado no evento é o olhar atento que as companhias têm lançado sob os netbooks, sobretudo para os profissionais que viajam com frequência. Os smartphones, por mais potentes que sejam, não seguram a demanda para que uma pessoa fique longe do escritório por mais de um dia. O BlackBerry é uma excelente ferramenta para acessar os e-mails, mas não pode-se dizer o mesmo para navegar na web e a situação é inversa quando falamos do iPhone.

Passemos para o iSlate, codinome dado ao dispositivo tablet da Apple. Se todos os aplicativos estiverem disponíveis por meio da loja iTunes (o que reduz o risco de bugs e problemas de segurança) e todas as outras funções trabalharem como em um iPhone, então será algo vendido facilmente para as empresas.

Com um device tão fino como o Kindle que pode tocar música e servir como leitor de livros e jornais, além de permitir navegação na web, prover ferramentas de comunicação (pode ser um canal para videoconferência) e rodar aplicativos corporativos, certamente você, executivo, terá uma excelente ferramenta em mãos.

Talvez eu esteja pensando muito a frente, porque para que tudo isso seja real, a Apple precisa de uma estratégia de bateria que faça sentido; terá que costurar parcerias com operadoras, para prover banda larga suficiente para dar suporte ao todo; e talvez parceiros de ecossistema. Além disso, o produto precisa ter componentes flexíveis e ser portátil como um telefone. Eu gostei como o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, durante a Consumer Electronics Show (CES), se referiu aos tablets dizendo "quase portátil como um telefone."

A Apple não fala sobre seus lançamentos e isso faz com que seja gerada uma grande expectativa, principalmente neste caso, em que as rivais trabalham para ter algo que possa fazer frente, dado ao grande sucesso do iPhone. Na conferência de segunda-feira, quando questionados sobre o tablet, os executivos da Apple diziam não querer estragar a surpresa. Talvez eles estejam guardando em segredo o tamanho da tela ou a capacidade multi-toque do produto.

Além disso, pode haver alguma surpresa em relação à loja."

Nenhum comentário:

Postar um comentário